Teletrabalho aumentou produtividade nos tribunais de contas
19/05/2021 12:58 em Novidades

A produtividade apresentada pelos servidores dos tribunais de contas brasileiros em regime de teletrabalho durante a pandemia foi levemente superior ao que era apresentada anteriormente, considerando a carga horária regular. Essa foi uma das revelações da pesquisa nacional realizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e apresentada em live promovida pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) na tarde desta quinta-feira (13/mai).

De acordo com os resultados da pesquisa, antes da pandemia, apenas 9% dos servidores dos TCs já atuavam em home-office, percentual que subiu para 94,8%, somando quem passou a realizar suas atividades remotamente e quem já estava nessa forma de trabalho.  

Em geral, os servidores dos TCs estão em teletrabalho de segunda a sexta-feira (79%) durante a pandemia, sem alterações na carga horária para atendimento das demandas no atual contexto (55%).

Dos respondentes, 64% disseram que a adaptação ao teletrabalho ocorreu de forma extremamente ou bastante tranquila, ficando equilibradas as respostas quanto ao impacto da nova rotina na convivência familiar e na conciliação das atividades domésticas com o trabalho.

A pesquisa foi realizada com mais de 7 mil servidores de 32 dos 33 tribunais, no período de 8 a 14 de março de 2021, e apresenta informações sobre as competências técnicas e gerenciais que precisam ser desenvolvidas e também referentes ao comportamento emocional do grupo de servidores durante a pandemia.

O presidente do CNPTC e do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB, Joaquim de Castro, destacou que os resultados da pesquisa servirão para que os Tribunais de Contas tenham sua própria percepção para que o trabalho seja cada vez mais profícuo. “Este diagnóstico de agora será importante para a elaboração de uma proposta de uniformização do teletrabalho”.

Acesse a pesquisa na íntegra aqui.

Texto: Alexandre Alfaix

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS