MENU
Consulta pública do TCE-GO registra 231 contribuições
Resultados serão incluídos no planejamento de fiscalização do Tribunal
Por Administrador
Publicado em 10/02/2026 16:31
Novidades

Seis áreas temáticas, vários problemas públicos e apenas um deles a ser priorizado em cada área. Essa foi a tarefa que coube aos cidadãos participantes da consulta pública do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), realizada com foco no planejamento das fiscalizações de 2026. O formulário, que ficou disponível entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 31 de janeiro deste ano, registrou 231 respostas. Entre os problemas públicos mais votados estão os abrigos para pessoas em situação de rua, na área de assistência social, e a estrutura das escolas públicas estaduais, na educação.

Também foram escolhidos problemas prioritários nas áreas de transporte, meio ambiente, saúde e segurança pública. De acordo com a secretária de Controle Externo do TCE-GO, Ana Paula de Araújo Rocha, “receber 231 contribuições na primeira consulta pública feita pelo Tribunal é um resultado muito positivo, que mostra que o cidadão tem interesse em participar, quer ser ouvido e ajudar a definir prioridades. Para a instituição, a consulta pública é um avanço importante em escuta ativa, transparência e aproximação com a sociedade”.

Os problemas mais votados em cada área irão compor a programação de fiscalização do TCE-GO e as atividades estão previstas para começar ainda este ano. “Quem participou pode esperar ações concretas do Tribunal”, destacou Ana Paula. A seguir, estão descritos os temas e os respectivos problemas definidos como prioritários na consulta pública:

- Assistência social: abrigos e acolhimento de pessoas em situação de rua;

- Educação: estrutura das escolas públicas estaduais;

- Meio ambiente: poluição de rios, córregos e canais próximos a áreas urbanas;

- Saúde: saúde mental - rede de atenção psicossocial;

- Segurança pública: tempo de resposta dos serviços de emergência (Samu, Bombeiros, Polícia);

- Transporte: condições dos veículos utilizados no transporte coletivo (limpeza, conservação, ventilação, acessibilidade).

Acesse os resultados completos da consulta pública.

Texto: Gabriella Gouvêa

 

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

Comentários