Dedicado a qualificar e fortalecer o trabalho das instituições de controle externo no Brasil, por meio da promoção e do incentivo ao conhecimento, o Instituto Rui Barbosa (IRB) realiza no próximo mês (25/fev), em Brasília, a posse de sua nova diretoria. A representação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) na gestão da entidade permanecerá inalterada, com dois membros: o conselheiro Saulo Mesquita como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão e o conselheiro Celmar Rech no Conselho Fiscal.
Também conselheiro do TCE goiano, Edson Ferrari preside o Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, pauta essa, inclusive, que segue entre as prioridades da nova gestão da entidade: em artigo publicado nesta segunda-feira (19/jan), o presidente eleito Inaldo Araújo, do TCE da Bahia, afirmou que “[...] não há gasto mais importante do que aquele que assegura o direito de uma criança crescer saudável, segura e capaz de aprender”, concluiu. No texto, publicado no jornal Tribuna da Bahia, ele também destaca o trabalho desenvolvido por Ferrari.
“Por isso, investir na primeira infância é uma escolha moral, política e econômica. É romper o ciclo intergeracional da pobreza, garantindo que o nascimento em um lar pobre não determine, por si só, um futuro limitado. É compreender que a atenção integral à criança – com saúde, nutrição, educação e afeto – é o alicerce sobre o qual se constrói uma sociedade mais humana. É o que defende o Comitê da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa, capitaneado pelo Conselheiro Edson Ferrari”
ENAPI
Em parceria com o IRB, o TCE-GO sedia neste ano a terceira edição do Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi). Em 2025, o evento foi realizado em Belo Horizonte, no mês de agosto, e reuniu não só membros e servidores dos tribunais de contas, como também representantes de outras instituições que atuam em prol da primeira infância, como Judiciário e Executivo.
Texto: Gabriella Gouvêa
Leia mais
Levantamento nacional reúne dados sobre acesso à educação infantil
Conselheiro alerta para indicadores negativos da primeira infância em Goiás
“As crianças precisam de nós”, destaca conselheiro do TCE-GO durante 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br