Nova Mesa Diretora toma posse em solenidade transmitida pelas redes sociais
11/12/2020 09:02 em Novidades

Em solenidade com acesso restrito e transmitida pelo YouTube, Instagram e Twitter, tomou posse na tarde desta quarta-feira (09/dez) a Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) para o biênio 2021/2022. Embora a posse solene tenha ocorrido agora, a gestão terá início, de fato, a partir de janeiro do próximo ano. O conselheiro Edson Ferrari foi empossado presidente. Os conselheiros Kennedy Trindade e Sebastião Tejota tomaram posse, respectivamente, para os cargos de vice-presidente e corregedor-geral.

Em seu pronunciamento, o atual presidente da Corte de Contas, Celmar Rech, falou brevemente sobre dificuldades enfrentadas pela sua gestão por conta da pandemia, justificando medidas de austeridade. Sem se prolongar, falou de alguns avanços obtidos, como a atualização do Portal da Transparência, o Observatório do Cidadão, que disponibiliza uma série de informações sobre os jurisdicionados – inclusive os gastos do Estado com Covid 19 – as diversas parcerias celebradas com outros órgãos de controle e instituições de ensino e pesquisa.

Ele também dedicou atenção especial aos investimentos em tecnologia da informação, como ecossistema de big data, solução tecnológica de automação de processos e uso de inteligência artificial na análise de editais e busca de docuhttps://youtu.be/uodIsnmmtxYmentos do processo eletrônico, com a implantação da Plataforma Louise. Ele aproveitou para destacar a atuação das equipes de Tecnologia da Informação e da Secretaria Geral por tão prontamente ofereceram as condições tecnológicas para que os servidores e membros pudessem trabalhar de forma remota por conta da pandemia. Por fim, ele agradeceu aos servidores do TCE-GO e desejou sucesso à nova Mesa Diretora.

Após o juramento de posse pelos novos presidente, vice-presidente e corregedor-geral, e a leitura do termo de posse pelo secretário-geral. coube à conselheira Carla Santillo falar em nome dos demais pares, dando as boas vindas aos empossados. Carla  lembrou dos desafios que o mundo enfrenta por conta da pandemia, com impactos sanitários, mas também econômicos.

Ela lembrou dos grandes desafios que já estão sendo enfrentados pelos gestores, que têm de equilibrar sensibilidade e responsabilidade fiscal, neste momento. E destacou que, especialmente por conta do regime extraordinário que permitiu a flexibilização das contratações, a atuação dos tribunais de contas se torna mais necessária.

A conselheira mencionou que os dirigentes do TCE-GO para o biênio possuem larga experiência na administração pública, já tendo os três presidido a Corte de Contas em outras oportunidades, deixando importantes legados à instituição. E que essa experiência, associada às características pessoais dos mesmos, os credencia a responder pelo Tribunal em um momento marcado por tantos desafios.

Carla Santillo também parabenizou a atua Mesa Diretora, composta por Rech e por Saulo Mesquita, vice-presidente, e Helder Valin, corregedor-geral. Classificou a atual gestão como profícua e resiliente, mencionando a agilidade nas respostas à pandemia, e a manutenção da atuação da Corte mesmo com a necessidade de distanciamento social. Ela frisou especialmente os investimentos em novas tecnologias e a celebração de convênios diversos. Inclusive o protocolo de intenções assinado com a Universidade Federal de Goiás, que vai permitir a formação de uma turma de mestrado profissional em Administração Pública.

Edson Ferrari começou a sua fala muito emocionado, lembrando de sua mãe que completaria 91 anos nesta quinta-feira (10/dez) se ainda estivesse viva e lendo texto de Sidónio Muralha. “Se caráter custa caro, pago o preço”, citou dizendo que essa frase o fazia lembrar-se de sua mãe. O próximo presidente do TCE-GO agradeceu aos seus pares, e de forma especial à conselheira Carla Santillo pela sua fala de boas-vindas.

 O conselheiro exortou servidores e membros do Tribunal a darem o melhor de si, pautando-se sempre pela necessidade de uma atuação focada na efetividade. “Conclamo a todos a fazerem jus ao que custamos ao contribuinte”, disse. Ele destacou a disponibilidade de comandar o Órgão de Controle  estabelecendo parcerias e mantendo o diálogo.

 Sobre a atual gestão, ele destacou os investimento em tecnologia da informação e em garantir infraestrutura e desenvolvimento de soluções de análise e mineração de dados, além da automação de processos. Ele mencionou, contudo, que embora o processamento de dados seja muito importante, é fundamental não se descurar do trabalho presencial, in loco. Ferrari também agradeceu aos presentes e aos que assistiram à sessão pelas redes sociais.

Texto: Heloísa Lima      Foto: Alexandre Alfaix

 

COMENTÁRIOS