Ex-reitor da UFG ministra aula inaugural de mestrado no TCE-GO
17/04/2023 16:56 em Novidades

O professor Edward Madureira Brasil, ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), mostrou sua experiência como gestor público aos alunos do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (Profiap). A aula inaugural do curso, que é realizado em parceria com a Escola Superior de Controle Externo (Escoex) Aélson Nascimento do Tribunal de Contas do Estado, foi nesta quinta-feira (13/abr), na sede do TCE-GO.

A apresentação foi feita pelo diretor-geral da Escoex, Edson Ferrari. O conselheiro do TCE-GO destacou a importância do convênio com a UFG que possibilita a participação de 20 servidores do órgão fiscalizador no mestrado. “É preciso aperfeiçoar o controle das contas públicas para que o Tribunal se modernize e esteja preparado para seu trabalho cotidiano”, disse.

Também falou o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Júlio Cesar Valandro Soares, que exaltou os números obtidos durante as gestões de Edward na reitoria. “A história da UFG pode ser dividida em dois períodos: antes e depois de Edward”, disse.

INCLUSÃO

Em sua fala, Edward Brasil defendeu que o gestor público deve priorizar, em suas ações, a inclusão social como fator de correção de injustiças históricas. “É muito importante expandir, construir, mas não se pode perder o foco na sociedade, afinal essa é razão para a existência do poder público”, disse. E destacou que o crescimento da universidade em suas duas primeiras gestões abriu espaço para a inclusão sem perder de vista a qualidade do ensino. “Expandimos e deixamos de ser uma instituição periférica para nos tornarmos referência em muitos aspectos”, observou.

O ex-reitor descreveu sua trajetória acadêmica e profissional em praticamente 30 anos de atividades de gestão, até se tornar diretor da Faculdade de Agronomia, reitor da UFG por três gestões e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). E alertou que o gestor público deve estar preparado para desafios e obstáculos em todos os momentos, seja de abundância ou carência, referindo-se aos altos e baixos vividos pela área de Educação no país.

Edward contou que seu próximo desafio será assumir o cargo de assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), estatal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Veja fotos no Flickr do TCE-GO.

Texto: Alexandre Alfaix; Fotos: Yan Rissatti

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS