Secretaria de Controle Externo apresenta planejamento do biênio a servidores
10/04/2023 16:38 em Novidades

Servidores da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) se reuniram na tarde de hoje (31/mar) na Sala Selva Cavalcanti para uma explanação do Plano Diretor da área e do Plano de Fiscalização, publicados recentemente e válidos para o biênio 2023-2024. Os cerca de 120 servidores presentes foram divididos em duas turmas, ambas com apresentações conduzidas pelo secretário de Controle Externo Sérvio Túlio Teixeira.

A partir das disposições do Plano Estratégico vigente e do Plano de Diretrizes da Presidência para o atual biênio, Sérvio Túlio ressaltou a importância de o setor se pautar pela essencialidade e excelência. “A gente precisa reforçar para a sociedade o valor do controle externo. O Tribunal é essencial para que recursos públicos sejam utilizados da melhor maneira”, afirmou. Ele acrescentou que “a excelência está ligada à perfeição operacional, algo utópico, mas que tem que ser buscado com obsessão para que o nosso trabalho sempre tenha qualidade”.

Um dos objetivos do Plano de Fiscalização do TCE-GO para o biênio é desenvolver um sistema de controle voltado ao aprimoramento de políticas públicas. Para cumprir essa demanda, a Secretaria de Controle Externo realizou um inédito mapeamento que identificou 91 políticas públicas estaduais. A fim de garantir a assertividade dos trabalhos, foram priorizadas aquelas que atendiam a recortes dos seguintes critérios: materialidade (volume de recursos envolvido), risco (considerando controles internos e histórico do jurisdicionados) e relevância (interesse social percebido), além de, eventualmente, oportunidade (quando é circunstancialmente pertinente uma fiscalização). Dessa análise, foram definidas 35 Linhas de Ação de Controle Externo (LACEs).

Em relação ao Plano Diretor da Secretaria, foram apresentadas 19 iniciativas de melhorias a curto, médio e longo prazo. Sérvio Túlio destacou que o principal objetivo é construir uma rotina de trabalho eficiente, com processos internos bem definidos. Ele também avaliou que a chegada de novos servidores servirá como oportunidade para aprimorar estratégias de capacitação dos quadros da Secretaria.

 

Texto: Bruno Balduino

Ilustração: fotos por Giovana Andrade (estagiária do convênio TCE-GO/UFG/IEL) e montagem por Anderson de Castro

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS