“Desenvolvimento e Controle: um diálogo a favor da cidadania” é o tema do 8º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de março, em Salvador-Bahia. O conselheiro Edson Ferrari, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) será um dos palestrantes. Ele vai falar na quinta-feira, às 17h30 no painel sobre a Primeira Infância, juntamente com Izolda Cela, secretária executiva do Ministério da Educação do Brasil e Helena Oliveira Silva, especialista em Proteção do UNICEF no País.
O Congresso é promovido de forma conjunta pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), sendo considerado um dos mais importantes eventos na área do controle e fiscalização da Administração Pública, já consolidado no cenário nacional. As inscrições já se encontram disponíveis para todos os públicos, por meio do hotsite do evento.
O jurista baiano e patrono oficial dos Tribunais de Contas brasileiros, Ruy Barbosa, será o grande homenageado nesta oitava edição Congresso, em alusão ao centenário de sua morte e comemoração ao seu relevante legado como um dos maiores homens públicos da História do país.
Outros temas a serem abordados são a importância do controle externo no fortalecimento das instituições, a partir da aferição do efetivo impacto das políticas públicas e das entregas feitas à sociedade, com integridade e transparência; a qualidade das políticas públicas; além de assuntos relacionados ao controle e ao desenvolvimento econômico, social ou ambiental; ao controle e à tecnologia a favor da cidadania; às compras públicas e ao desenvolvimento local; e à Agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
Durante o Congresso serão realizadas conferências e painéis temáticos com múltiplas palestras que serão conduzidas por representantes dos tribunais de contas brasileiros e internacionais, professores universitários e membros de organizações com representatividade mundial; além da apresentação dos trabalhos técnico-científicos selecionados em edital de chamamento público e a premiação dos vencedores do 1° Prêmio IRB de Monografia.
A realização do congresso tem o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), e o patrocínio do Sebrae Nacional e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Clique AQUI e confira a programação completa do congresso.
Texto adaptado do site do IRB