OVG vai aderir ao Pacto Nacional pela Primeira Infância
24/06/2022 13:05 em Novidades

Em resposta a pedido feito pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheiro Edson Ferrari, a primeira dama do Estado e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado, concordou com a adesão da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) ao Pacto Nacional pela Primeira infância. O acerto ocorreu durante a visita da primeira dama ao dirigente do TCE, na tarde desta quinta-feira (23/jun).

Gracinha Caiado estava acompanhada pela diretora-geral da OVG, Adryana Melo Caiado, e o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos. O conselheiro Ferrari, que também é presidente do Comitê Técnico do Instituto Rui Barbosa para o Pacto Nacional pela Primeira Infância, relatou aos visitantes os trabalhos desenvolvidos até agora, nos planos nacional e estadual, para implemento de ações em favor da primeira infância, que vai de zero a seis anos.

Em Goiás, até o início deste ano, apenas o Tribunal de Justiça era signatário do Pacto Nacional e, em abril, junto com o TCE-GO e o TCM-GO, ocorreu a adesão conjunta de nove entidades. Em seguida foi formado o Comitê Goiano pelo Pacto Nacional pela Primeira Infância.

Edson Ferrari entregou à primeira dama de Goiás uma cartilha sobre a primeira infância e informações sobre o Portal da Primeira Infância, ferramenta tecnológica única construída pelo TCE-GO com mapas, tabelas e comparativos de todos os estados e municípios brasileiros, contendo os 10 principais indicadores sociais sobre o tema, como vacinação, crianças em creche, saneamento básico, mortalidade materna e infantil e pré-natal.

Gracinha Caiado afirmou que, “na condição de mulher, mãe, cidadã e coordenadora das políticas sociais do Governo de Goiás, apoiarei integralmente as ações em favor da primeira infância no Estado. Entendo que isso é uma necessidade e que hoje todos devem se empenhar em cuidar de nossas crianças”. Ela referiu-se ao programa Mães de Goiás como já assistindo a 102 mil mães, “mas isso é muito pouco para o necessário”.

A primeira dama afiançou que ela, a diretora-geral da OVG e o secretário de Desenvolvimento Social estarão alinhando-se à atuação das demais instituições que integram o Pacto Nacional. “Ouvi aqui as informações e orientações do presidente do Tribunal, ele que é especialista nesse assunto. Estaremos integrando os esforços de todos esses órgãos de governo e da sociedade para esse trabalho, que é prioritário”, concluiu.

Confira as fotos no Flickr do TCE-GO

 

Texto: Antônio Gomes

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS