TCE-GO publica nova edição de boletim sobre quadro de pessoal do Executivo
02/08/2022 16:09 em Novidades

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) divulgou hoje (28/jul), no Observatório do Cidadão, em seu site, nova edição do Boletim Estratégico do Quadro de Pessoal. O informativo tem por objetivo disseminar conhecimento acerca da composição da folha de pagamento do Poder Executivo do Estado de Goiás, proporcionando ao leitor uma visão ampla do tema, trazendo informações sobre a força de trabalho estadual, a quantidade de servidores ativos, inativos e pensionistas, bem como a evolução do quadro ao longo dos anos e seu respectivo custo.

A publicação é trimestral, elaborada pelo Serviço de Informações Estratégicas do TCE-GO, fornecendo um histórico de dados desde o ano de 2020. Mais detalhes, para aprofundamento de pesquisas, podem ser solicitados ao Serviço de Informações Estratégicas, pelos canais usuais de atendimento. As informações apresentadas foram extraídas do Observatório da Folha de Pagamento, aplicativo disponibilizado para o Serviço de Fiscalização de Atos de Pessoal do TCE-GO, cuja fonte de dados é o Sistema de Folha de Pessoal do Poder Executivo.

Em janeiro de 2021, os vínculos ativos somavam 88.109 servidores, entre efetivos, comissionados, empregados públicos e temporários. Já em março/2022, último mês da análise, o número de ativos passou para 90.947. Os servidores inativos tiveram diminuição de 203 beneficiários neste mesmo período. Quanto aos pensionistas, houve um aumento de 502 novos ingressos no quadro.

O boletim também informa sobre a força de trabalho, que é o somatório de todos os servidores ativos, distribuídos nas categorias de Efetivos, Temporários, Empregados Públicos e Comissionados. Além desses funcionários, um contingente de colaboradores é contratado por meio da terceirização de serviços, os quais, por não possuírem vínculo com o Estado, não fazem parte da folha de pagamento de pessoal detalhada no documento.

O relatório também traz a evolução da força de trabalho ao longo do período, janeiro de 2020 até março de 2022, apresenta queda de 2.207 servidores efetivos. Os Empregados Públicos também tiveram 69 egressos. Em contraponto, aumentaram 4.759 servidores no quadro de temporários e 243 no quadro de comissionados.

Texto: Leonardo Rocha Miranda (Dicom/TCE-GO)

Arte: Anderson Castro

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS