Chega a R$ 1,9 bilhão o montante recebido como auxílio federal pelo Estado de Goiás, nos exercícios de 2020 e até 19 de maio de 2021. O valor foi coletado pelo Tribunal de Contas do Estado tendo como fonte o SiofiNet e divulgado na terceira edição do Relatório Estratégico Gastos com a Covid-19, disponível a partir de hoje (20/mai) no site do TCE-GO.
A publicação, produzida pelo Serviço de Informações Estratégicas da Secretaria de Controle Externo do Tribunal, mostra a execução orçamentária e financeira dos gastos relacionados ao enfrentamento da doença e informações sobre as aquisições realizadas em função da pandemia. O universo de dados orçamentários e financeiros foi separado em dois blocos a fim de possibilitar a análise, distintamente, das aplicações dos recursos estaduais, sob a jurisdição do TCE-GO, e dos Federais, a cargo do Tribunal de Contas da União.
SEM CLASSIFICAÇÃO
O TCE-GO observou que decorrido mais de um ano em contexto de declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) o Estado segue executando despesas relacionadas ao enfrentamento da pandemia sem uma classificação orçamentária financeira formalizada, tendo criado apenas algumas ações orçamentárias que permitem rastrear tais gastos.
Diante desta problemática, o Tribunal desenvolveu uma metodologia baseada em mineração de texto que permite selecionar as despesas correlatas ao combate da Covid-19 considerando a leitura do histórico de cada empenho. Este trabalho foi iniciado em abril de 2020 e segue sendo aperfeiçoado.
As informações estão na seção Observatório do Cidadão, item Gastos com a Covid-19, por meio de painéis que possuem recursos de navegação e filtros que permitem chegar ao detalhamento dos dados.
Clique aqui e acesse.
Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Lucas Xavier (Estagiário TCE-GO/CIEE/Senac-GO)
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br