A Assembleia Geral da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) reconduziu, por aclamação, o conselheiro Edilson Silva para a presidência da entidade no biênio 2026–2027. A eleição ocorreu, nesta quarta-feira (3/dez), durante o 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis.
Entre os membros da diretoria estão os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) Sebastião Tejota, como diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos, e Saulo Mesquita, como diretor de Relações Jurídico-Institucionais. Na chapa eleita, o conselheiro substituto Humberto Lustosa é diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos. A Assembleia também aprovou a ata da reunião anterior e referendou em bloco notas técnicas, resoluções e deliberações submetidas à apreciação.
A reunião discutiu ainda os resultados da Pesquisa Nacional de Imagem dos Tribunais de Contas, de caráter quantitativo e qualitativo. O objetivo é orientar uma estratégia de comunicação que aproxime os tribunais da população.
Conheça a Diretoria da Atricon para o biênio 2026-2027.
IRB
O conselheiro Inaldo Araújo, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), foi eleito, por unanimidade, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2026/2027. A homologação do resultado ocorreu na tarde desta terça-feira (2/dez), durante a Assembleia Geral do Instituto, também durante o 4º CITC. Inaldo recebeu os votos dos 33 tribunais de contas brasileiros, um feito inédito nos 52 anos de história da entidade.
Conselheiros do TCE-GO, Saulo Mesquita foi empossado como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão e Celmar Rech é suplente do Conselho Fiscal.
Conheça a Diretoria do IRB para o biênio 2026-2027.
AUDICON
Também na manhã desta terça-feira, (2/dez), ocorreu a 1ª reunião da Assembleia Geral da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) de 2025. O encontro também integrou a programação do 4º CITC e contou com a participação de membros substitutos tanto presencialmente quanto de forma virtual, que aprovaram a reforma do Estatuto da Audicon e elegeram a diretoria para o biênio 2026-2027, que conta com a conselheira substituta Heloísa Helena Antonacio Monteiro Godinho como diretora de Controle Externo. A conselheira substituta do TCE do Pará (TCE-PA) Milene Dias Cunha foi reeleita presidente da associação.
Conheça a Diretoria da Audicon para o biênio 2026-2027.
4º CITC
Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o 4º CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).
A realização da quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Blumenau, Assembleia Legislativa e Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.
Texto: Leonardo Rocha Miranda
Fontes: Atricon, IRB e Audicon