MENU
Inovações marcam o 2º Encontro de Inteligência Artificial e Políticas Públicas
Evento do TCE-GO explorou atuação do controle externo e uso da IA no setor público
Por Administrador
Publicado em 27/11/2025 18:56
Novidades

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) realizou hoje (26/nov) o 2º Encontro de Inteligência Artificial e Políticas Públicas, resultado de uma parceria entre a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Controle Externo, por meio do Serviço de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas. O evento oportuniza fortalecer a atuação do controle, impulsionar a inovação no setor público e promover o diálogo e a troca de experiências no uso de tecnologias e entrega de resultados à sociedade.

O vice-presidente do TCE-GO, conselheiro Sebastião Tejota, realizou o discurso de abertura. Ele destacou a importância da eficiência e efetividade da gestão por meio de uma visão integrada e sinérgica, respeitando cada área de atuação. Representantes do Governo de Goiás, Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO), Ministério Público do Estado (MP-GO) e Defensoria Pública do Estado (DPE-GO), além dos conselheiros Fabrício Motta, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM-GO), e Dóris Coutinho, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), completaram a mesa de abertura.

A programação da manhã foi dedicada à inteligência artificial (IA). A palestra de abertura coube ao coordenador geral do Centro de Excelência em IA da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG), Anderson Soares. Ele apresentou um panorama das revoluções tecnológicas e de inovação, além de explicar o funcionamento da IA. Para o professor, é essencial “aprender a perguntar” para obter as melhores respostas. O professor elogiou as ações de inovação do TCE-GO, que garantem “mais eficiência e mais produtividade” ao órgão.

Em seguida, o diretor de Tecnologia da Informação do TCE-GO, Licardino Siqueira Pires, tratou do IAGO, ecossistema de IA do Tribunal, e as últimas atualizações do sistema, como o IAGO Imagens (geração de imagens e artes), o IAGO TCE-Docs (pesquisa integrada de documentos) e o IAGO Encontra (auxilia a encontrar processos e documentos). “O IAGO não é apenas tecnologia, é uma mudança de cultura. Juntos, nós estamos construindo um Tribunal verdadeiramente inteligente”, defendeu.

Depois, um painel moderado pelo chefe do Serviço de Inteligência Artificial do TCE-GO, Maurício Barros de Jesus, encerrou a programação da manhã debatendo o uso de IA nas instituições públicas. A primeira a expor sua perspectiva foi a secretária de Controle Externo do TCE-GO, Ana Paula Rocha, que abordou impactos no controle externo, destacando a automatização de tarefas repetitivas, análises mais rápidas e precisas e fiscalizações preventivas e proativas, gerando benefícios não só à instituição, mas a toda a sociedade. Ela ressaltou que, "com o uso de IA, o controle externo fortalece a sua atuação preventiva, estratégica e orientada para resultados".

Antônio Castro Júnior, diretor de IA, Ciência de Dados e Estatística do TJ-GO, apresentou iniciativas integradas a IA que tem modificado as rotinas de trabalho daquele órgão. Ele endossou entendimento do diretor de TI do TCE-GO, acreditando que, em breve, quem estará nos palcos tratando de IA não será mais o desenvolvedor, mas o usuário. E destacou a troca de experiência entre instituições em prol da melhoria do serviço público.

O professor da UFG Sávio Salvarino Teles de Oliveira encerrou a parte expositiva demonstrando como a pesquisa acadêmica pode modernizar a gestão pública. Ele afirmou que os projetos que envolvem tecnologia precisam impactar a vida das pessoas e que "o que estamos construindo com o TCE-GO é algo inovador no estado da arte da academia também".

Ao final, os painelistas responderam a perguntas. Ana Paula comentou os desafios de avaliar políticas públicas complexas; Antônio abordou a resistência interna para a adoção das novidades e a importância de promover o letramento e a adaptação; e Sávio explicou como o Ceia/UFG lida com o desafio de entregas em tempo hábil, antes de a tecnologia se tornar obsoleta.

Para assistir ao evento, acesse a transmissão no canal do YouTube do TCE-GO.

Confira as fotos do encontro no Flickr do TCE-GO.

Texto: Adriano Frausino e Bruno Balduino; Fotos: Weverton Soares e Victória Santos

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

Comentários