Certificadora recomenda manutenção da ISO 9001 no TCE-GO
28/08/2019 08:24 em Novidades

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás recebeu no final da manhã desta quinta-feira (22/ago) recomendação da manutenção da certificação ISO 9001: 2015 – que trata da gestão da qualidade. O anúncio foi feito pelo auditor da certificadora QMS Airton Mondadori Filho, em reunião com gestores do Tribunal. Airton destacou que não foram detectadas não conformidades, e não houve recomendações de melhorias. “No geral, 55% das instituições que obtém a ISO 9001 recebem não conformidades na auditoria de manutenção. O que indica que após a obtenção das certificações elas deixam o sistema de gestão da qualidade de lado”, mencionou.

O auditor apresentou apenas sugestões para aprimoramento e citou os principais pontos positivos observados durante a auditoria. São eles o engajamento da alta direção; os painéis de gestão à vista; o Sistema de Gestão da Fiscalização (SGF) e o Sistema de Gestão e Planejamento (SGP); a nova infraestrutura de Tecnologia da Informação e as melhorias implementadas nas atividades de Comunicação.

Mondadori lembrou que o sistemas criados pelo TCE-GO para gerir a qualidade dos seus processos contribuem, inclusive, para o trabalho da auditoria, uma vez que facilitam a evidenciação do cumprimento dos requisitos.  Quanto à Comunicação, ele destacou que ela tem sido feita “de forma clara, simples e interessante” para os públicos interno e externo.

A ISO 9001 foi conquistada pelo TCE-GO em 2018. A validade da certificação é de três anos, com auditorias de monitoramento anuais. Em setembro, a Corte de Contas passará por auditoria externa para monitorar o cumprimento das normas da ISO 14001, que trata da gestão ambiental.

Para conferir a Política do Sistema de Gestão Integrado (que trata da gestão da qualidade e gestão ambiental) leia aqui.

COMENTÁRIOS