MENU
Seminário aborda a transformação do TCE-GO com a chegada da IA
Evento encerrou a programação dos 73 anos de instalação do Tribunal
Por Administrador
Publicado em 01/10/2025 16:11
Novidades

O seminário InovAções fechou hoje (30/set) a programação alusiva aos 73 anos de instalação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O evento foi realizado no Auditório Conselheiro José Sebba e foi aberto com a apresentação do coral Vozes que Contam, integrado por servidores e colaboradores do órgão. Ao saudar os presentes, o presidente do TCE-GO, Helder Valin, assinalou que as comemorações contemplaram passado, presente e futuro. “Hoje, anunciamos as transformações que estão prestes a acontecer, catalisadas pela inteligência artificial (IA). Para nós, inovar não pode ser sinônimo de apenas fazer diferente. (...) a inovação tem de estar atrelada à geração de valor para a sociedade. Temos de contribuir para o aprimoramento da administração pública, impactando positivamente a vida dos cidadãos”.

O conselheiro estimou que as inovações propiciadas pela IA resultarão em ganhos entre 40 a 50% nos processos da Corte de Contas em termos de segurança, precisão e agilidade. Além do presidente, o seminário contou as presenças do conselheiro Saulo Mesquita, da conselheira substituta Heloísa Godinho, do procurador-geral de contas Carlos Gustavo Rodrigues e de professores da Universidade Federal de Goiás, entidade parceira do TCE em ações de inovação.

A palestra de abertura ficou a cargo de Wesley Vaz, do Tribunal de Contas da União (TCU), que tratou do tema “Humanidade Ampliada, Liderança, Valor e Agentes de IA no Futuro do Trabalho”. Ele iniciou sua abordagem referindo-se a Leonardo da Vinci, mencionando sua genialidade e rivalidade com outro gênio da época, Michelangelo. Ressaltando o fato de que Leonardo foi fruto da tecnologia que o antecedeu e que assimilou como autodidata, pela leitura, o palestrante falou sobre as dores que afligem quem lida com IA: líder sobrecarregado, especialista desafiado, experimentação caótica, choques de realidades e paradoxos do investimento.

Para ele, a chave é buscar o equilíbrio entre as dores e o alívio propiciado pelo uso da tecnologia. Aludindo ao quadro da Santa Ceia, ele definiu o apóstolo Pedro como sempre disposto à inovação, Tomé como o desconfiado e João como ponto de equilíbrio. Também citou exames clínicos a que somos submetidos rotineiramente, sem darmos conta de que neles está embutida IA, como exemplo de que não há como temer ou tentar fugir de sua existência e aplicação no dia a dia.

Vaz exemplificou a adoção do processo eletrônico nos tribunais, implantados apesar de resistências e temores iniciais, assinalando que cabe ao líder conciliar tensão e visão. Também conceituou que a dor do nosso tempo é o excesso e não a escassez de informações. Exortou o exercício do pensamento crítico e não temer a IA, lembrando que tudo o que é artificial tem origem humana. Concluiu que devemos ser profissionais adolescentes e não adolescentes profissionais, ou seja, que precisamos aprender com a vida e passar por experiências para alcançar a maturidade.

Na sequência o diretor de Tecnologia da Informática do TCE-GO, Licardino Siqueira, apresentou o ecossistema da Inteligência Artificial do TCE-GO (IAGO), desenvolvido para apoiar servidores em suas demandas, automatizar processos e ampliar a eficiência institucional. Pedro César Álvares, chefe do Serviço de Informações Estratégicas do TCE-GO, discorreu sobre as diferentes ferramentas que o IAGO disponibilizará ao controle para dinamizar trabalhos como o planejamento, definição de matrizes e a responsabilização nos processos de auditoria. O chefe do Serviço de Inteligência Artificial do TCE-GO, Maurício Barros de Jesus, abordou soluções de IA para modernizar rotinas e apoiar fiscalizações públicas. Por último, Rodrigo Cruvinel, gerente de Fiscalização do Eixo Administrativo, falou sobre o impacto do IAGO no controle das contratações públicas, traçando uma linha a partir de 2015, quando os processos eram físicos, passando pelo início do recebimento de dados pelo meio digital, o lançamento do IAGO em 2024 e o Sislog em 2025, resultando em ganhos de eficiência na fiscalização dos procedimentos.

Confira as fotos do evento no Flickr do TCE-GO.

Texto: Antônio Gomes; Fotos: Kazuo

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

Comentários