Resumo Gaia foi desenvolvida por Google e UFG Ela é utilizada pelo TCE-GO para análises processuais Ela interpreta melhor os comandos por ter sido desenvolvida em português Gaia busca similaridades em processos, dando celeridade e uniformidade às decisões |
O Google e a Universidade Federal de Goiás (UFG) lançaram ontem (10/jun) o projeto Gaia, uma inteligência artificial (IA) em código aberto. Seu diferencial é ter sido desenvolvida inteiramente em português, o que lhe confere maior precisão em demandas de conversa, interpretação de dados, produção de resumos e geração de conteúdo em texto e interpretação de imagens. Ela está sendo incorporada à rotina de trabalhos do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), com aplicação na análise de dados, detectando similaridades em processos.
A fase de testes, no âmbito do TCE-GO, foi finalizada e a integração da solução tecnológica já está em andamento, sob a coordenação do Serviço de Inteligência Artificial da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal. Gaia está sendo implementada como uma ferramenta de busca por similaridades no sistema eletrônico e-TCE, com o objetivo de acelerar a análise de processos, otimizando a tramitação e a tomada de decisões, com ganhos de produtividade e eficiência.
"O resumo e a busca de similaridades em processos vão permitir, por exemplo, enxergar decisões passadas e verificar se elas podem ser aplicadas a situações em análise pelo Tribunal. (...) Vamos ser mais produtivos, e a expectativa é de que, produzindo mais rápido, a gente consiga (...) ser mais eficiente nas nossas fiscalizações"
Maurício Barros de Jesus, chefe do Serviço de Inteligência Artificial do TCE-GO
A ferramenta identifica processos com temas semelhantes, permitindo encontrar casos com fatos ou questões similares. Isso facilita a comparação e o embasamento legal, além de auxiliar na elaboração de instruções técnicas e decisões consistentes. A funcionalidade também permite agrupar processos por temas ou assuntos, otimizando a organização e a distribuição processual, bem como identificar rapidamente processos duplicados, evitando a repetição de ações já em andamento.
PARCERIA
O projeto é resultado de convênio do TCE-GO com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG, que também é responsável pelo desenvolvimento de alguns módulos do IAGO, ecossistema de IA dedicado à atuação do Tribunal. A busca por similaridades processuais agrega mais uma funcionalidade ao IAGO, que já oferece:
- Pesquisa geral em formato de chat, similar ao ChatGPT;
- Navegação inteligente em documentos PDF e Word;
- Extração de conhecimento de bases de dados do Tribunal por meio de linguagem natural;
- Pesquisa semântica em acervo de decisões, normas e jurisprudências.
RECONHECIMENTO
Recentemente, a aplicação IAGO na Estrada, que utiliza IA na fiscalização da qualidade das rodovias estaduais, foi reconhecida em premiação nacional de inovação no setor público. Essas iniciativas reforçam o empenho do TCE-GO na busca pelo aprimoramento de seu trabalho de fiscalização para entrega de resultados consistentes à sociedade goiana.
Texto: Bruno Balduino