Soluções inovadoras do TCE-GO são apresentadas em evento nacional
Laboratório de Boas Práticas está em sua terceira edição
Por Administrador
Publicado em 16/05/2025 18:56
Novidades

3º LabTCs ocorre em São Paulo, de 13 a 16 de maio

Práticas inovadoras do TCE-GO são destaque na programação

Geotecnologias aprimoram a coleta e análise de dados em fiscalizações na área de engenharia

Observatório de Políticas Públicas fornece mapas e painéis que facilitam o acesso às informações

Sistema agiliza a análise de processos de concessão de aposentadoria

 

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) marcou presença nesta quarta-feira (14/mai) durante a rodada de apresentação das práticas inovadoras utilizadas no controle externo, em evento que ocorre em São Paulo. Três soluções foram compartilhadas: o Laboratório de Topografia, o Observatório de Políticas Públicas, e o Sistema de Atos de Pessoal.  As iniciativas integraram a programação do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs).

O auditor de controle externo Fernando Duarte apresentou a controladores de todo o país o Laboratório de Topografia, que funciona com o uso de geotecnologias. Por meio de drones, scanners e GPS, a equipe da Gerência de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia aplica técnicas avançadas de coleta e análise de dados para mapear as condições e características geométricas de terrenos e obras. Isso permite, por exemplo, avaliar a confiabilidade das informações que constam nos projetos fiscalizados.

“A interação com o público do evento, durante a minha apresentação, mostrou que, na área de auditoria de obras, nós estamos na vanguarda”, destacou Fernando. Segundo ele, a participação em encontros como este é fundamental, pois “a gente vê que tem tribunal desenvolvendo solução para todo tipo de problema, e são sempre soluções muito inteligentes”.

Já a apresentação do Observatório de Políticas Públicas coube à chefe do Serviço de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas do TCE-GO, Vânia Mara de Souza. Na ocasião, ela destacou que a ferramenta foi idealizada em meio a um cenário de modernização do controle externo, em que os tribunais de contas buscam novas formas de desenvolver suas competências, sempre com foco no cidadão. “O Observatório possui mapas e painéis interativos que são bastante intuitivos para qualquer usuário”, afirmou.

Durante a apresentação, Vânia explicou que a disponibilização das informações no Observatório envolve desde a prospecção de problemas públicos e suas respectivas políticas e indicadores, até a automação e processamento dos dados, etapa essa que cabe à Diretoria de Tecnologia da Informação do TCE-GO. “Me perguntaram se temos instituições parceiras do Observatório, que colaboraram com o seu desenvolvimento. Nós não temos. É tudo feito pela equipe de servidores do próprio Tribunal”, destacou.

A terceira prática compartilhada durante o evento foi o Sistema de Atos de Pessoal (Siap), que garante a padronização dos processos de concessão de aposentadoria encaminhados ao Tribunal. De acordo com o auditor de controle externo Marcelo Xavier, que participou ativamente da implementação do sistema, “ele reduziu bastante o tempo de instrução processual e fortaleceu a nossa atuação”. Além da troca de experiências, Marcelo ressalta a importância das palestras ministradas durante o LabTCs, sobre temas como inteligência artificial, gestão de processos e técnicas de auditoria. “Voltamos inspirados para fazer um controle externo ainda melhor”, concluiu.

Texto: Gabriella Gouvêa
Fotos: Atricon 

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

Comentários