Um termo de cooperação entre o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) vai possibilitar a utilização de equipamentos e sistemas dos laboratórios de engenharia do TCE-GO em pesquisas da universidade. Os estudos vão subsidiar as fiscalizações de obras públicas utilizando método não-destrutivo, técnica que não provoca grandes interferências na obra e no meio ambiente.
O desenvolvimento de pesquisa e extensão pela UEG vai utilizar os sistemas de georadar e resistivímetro do TCE-GO, por meio de ensaios geofísicos aplicados à engenharia. De acordo com o documento, as pesquisas serão realizadas em locais que possibilitem o aprimoramento da metodologia não-destrutiva, podendo apoiar estudos com outras universidades e instituições de pesquisas. A UEG deverá realizar, quando solicitada pelo TCE-GO, visitas técnicas em até duas vezes ao ano.
Durante o processo de fiscalização de obras de engenharia, o Tribunal de Contas analisa os aspectos relevantes técnica e financeiro, verificando a qualidade e a quantidade dos itens executados quanto aos aspectos de aceitação e mensuração dos serviços.
A utilização do método não-destrutivo na fiscalização visa evitar os incômodos e os custos causados pela intervenção direta (método destrutivo) e o ganho de eficiência durante a inspeção de uma obra pública e a não interrupção da obra.
Com a utilização de um sistema de avaliação não-destrutivo das camadas de pavimento, por exemplo, o uso do laboratório de solos e misturas asfálticas e de topografia do TCE-GO será mais efetivo, devido à avaliação preliminar.
A parceria entre UEG e TCE-GO abre espaço para novas pesquisas em vários ambientes, que simulam algumas situações em obras de engenharia, planejamento urbano e meio ambiente. Além disto, os estudos que serão desenvolvidos contribuirão para o aprimoramento da interpretação de dados e de investigação nos procedimentos de auditoria.
O termo de cooperação foi assinado pelo presidente do TCE-GO, conselheiro Helder Valin, e pelo reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel Borges Neto Reitor. A vigência vai até 30 de junho de 2028.
Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Anderson de Castro
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br