Plenário recebe o nome do Conselheiro Carlos Leopoldo Dayrell
Novidades
Publicado em 13/09/2024

Em clima de emoção, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) homenageou o Conselheiro Carlos Leopoldo Dayrell, falecido há sete meses, perpetuando seu nome em seu Plenário. Estavam presentes todos os conselheiros, além de conselheiro substitutos, o Procurador-Geral de Contas, servidores e o desembargador Itamar de Lima, representando o Tribunal de Justiça do Estado, a viúva Alba Lucinia de Castro Dayrell, filhos, familiares e amigos do homenageado.

A sessão solene foi aberta pelo Presidente do TCE-GO, Conselheiro Saulo Mesquita, que agradeceu ao presidente do Sindicato dos Servidores do TCE-GO (Sercon), Marcos Perillo, e demais diretores pela iniciativa da homenagem, logo acolhida pela Presidência e referendada por todo o colegiado. Mesquita destacou as inúmeras qualidades pessoais e profissionais de Dayrell como justas razões para a escolha.

O Coral do TCE-GO apresentou-se em seguida cantando o Hino do Tribunal, cuja letra é de autoria de Carlos Leopoldo Dayrell Júnior. O maestro Sérgio de Paiva lembrou que o Coral foi instituído no período em que o homenageado foi Presidente do TCE-GO e teve como sua primeira regente Alba Dayrell.

O Conselheiro Sebastião Tejota, decano da Corte, abordou a dedicação do homenageado à vida pública como servidor e primeiro quadro técnico do TCE-GO a alcançar os cargos de conselheiro e de presidente da Corte de Contas. “Uma trajetória brilhante em todos os sentidos”. Em paralelo, Carlos Leopoldo seguiu os passos de seu pai, Carlos Dayrell, que foi juiz de Direito e um dos primeiros membros do TCE-GO. O homenageado foi professor de Direito na PUC-Goiás e na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás.   

A Conselheira Carla Santillo assinalou os atributos do homenageado: “gentil, culto, acessível, prestativo, desprendido, respeitoso, compromissado. Ela acentuou o lado humanista e de educador de Carlos Leopoldo Dayrell, que “sempre conceituava, a respeito das instituições, que elas por si só, não passam de simples abstrações. Só ganham sentido e vida graças às pessoas que as integram. Movido pelo mesmo sentido ético e jurídico, tinha preocupação e cuidado com os processos em que atuava, lembrando sempre que, por trás de cada decisão tomada há sempre uma pessoa que será diretamente impactada”. 

Também fizeram uso da palavra, com depoimentos pessoais sobre o homenageado, os Conselheiros Edson Ferrari, Kennedy Trindade, Celmar Rech e Helder Valin, o desembargador Itamar de Lima e o Procurador-Geral de Contas Carlos Gustavo Rodrigues.

Falando em nome da família Carlos Leopoldo Dayrell Júnior agradeceu as homenagens a seu pai, contou passagens da convivência paterna e familiar, os exemplos deixados e ao final foi exibido um vídeo que documenta a vida do menino nascido em Morrinhos, em 1941, no mesmo dia em que a cidade goiana recebia os carros de uma corrida que tinha se iniciado a mais de três mil km de distância, no Rio de Janeiro.

Após a sessão solene houve o descerramento, pelo Presidente Saulo Mesquita e por Alba Dayrell, do letreiro na entrada do recinto: “Plenário Conselheiro Carlos Leopoldo Dayrell”.

Texto: Antônio Gomes; Fotos: Master Produções

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

Comentários