Tendo como o principal instrutor o conselheiro aposentado Sebastião Helvécio, do Instituto Protege, a Escoex Aélson Nascimento ministrará a servidores da Secretaria de Controle Externo e dos Gabinetes do Tribunal de Contas do Estado de Goiás um curso sobre “Avaliação de Políticas Públicas: uma nova fronteira para o Controle Externo e valor público para a sociedade”, de 13 a 17 deste mês.
A avaliação de políticas públicas engloba os diversos processos desencadeados entre a tomada de decisão, sua implementação, execução, resultados e impactos produzidos, de forma eficiente e eficaz. Os tribunais de contas brasileiros têm adotado essas avaliações como convergência nacional e buscam uma visão macro do contexto, valendo-se de informações de programas, subprogramas e projetos. Através dessas avaliações os órgãos de controle externo almejam induzir a melhoria e maior efetividade das políticas públicas.
O conselheiro Sebastião Helvécio Ramos de Castro é doutor em Saúde Coletiva, doutorado em área de concentração em Política, Administração e Planejamento, Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também é especialista em análise de dados aplicados ao Controle Externo, pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do TCE de Minas Gerais e outros títulos nas áreas de pesquisa e medicina, além de assessor técnico do Tribunal de Contas da União.
Texto: Antônio Gomes
Ilustração: Anderson Castro
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br