TCE OFERECEU CAPACITAÇÃO PARA MAIS DE 3,5 MIL PESSOAS EM 2017
18/01/2018 16:51 em Novidades

Em 2017, o Instituto Leopoldo de Bulhões (ILB) executou várias ações de capacitação e deu início a diversos projetos importantes, dentre eles cursos voltados para formação de lideranças e seminários abertos à sociedade. Ao todo, foram alcançadas um total de 3.562 pessoas. Para tal, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) se empenhou em implementar um processo de aprendizagem contínua e permanente. Para diretora do ILB, Jaqueline  Nascimento, os próximos passos em 2018 serão instituir uma avaliação de resultado para cada capacitação e focar na formação de controladores sociais.

Um dos projetos de grande destaque foram as oficinas de disseminação do código de ética, com o objetivo de capacitar todos os servidores, estagiários e menores aprendizes quanto às implicações éticas no local de trabalho e na vida.  Outra ação de evidência foi a abertura do mestrado em Direito e Políticas Públicas, em parceria com a Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), do qual já foram ocupadas duas vagas por membros da Corte de Contas. No próximo semestre, estão previstos o ingresso de cinco servidores.

Além do mestrado, duas especializações foram oferecidas aos membros e servidores. Uma delas, em Controle Externo e Governança Pública, já concluída, com 80 formados (78 servidores e dois membros). A outra, ainda em andamento, em Controle Externo e Auditoria em Obras Públicas.

Jaqueline Nascimento acredita que o objetivo, a partir de agoram é focar na formação de controladores sociais. “Agora que nós estamos prestando um trabalho melhor para a sociedade, melhorando nossa capacidade técnica, falta trazer o cidadão para perto do Tribunal. Mostrar quem nós somos, o que fazemos e o que a sociedade pode fazer para contribuir”, conta. Ela detalha que uma das ações para este novo ano é  levar a Corte de Contas para fora do TCE. “Já estamos com um plano detalhado para levar às escolas e shoppings um quiosque do Tribunal. Isso vai nos possibilitar uma infinidade de opções”, declara.

“A sociedade é nossa patroa, então é preciso que ela tenha um olho controlador junto conosco”, afirma. Para tal feito, além das ações de aproximação, mais capacitações serão executadas, para tornar ainda mais eficaz a equipe do TCE-GO. Ao todo, em 2017, foram ofertados 25 cursos, dos quais dois ainda estão em andamento. Além de ações externas e apoio a outros órgãos. Um total de 620 pessoas foram qualificadas em cursos internos e 103 em cursos externos. Houve 2.839 participantes em ações organizadas ou com participação do TCE, sendo 2704 em eventos internos e 135 em externos. O que totaliza 3.562 pessoas alcançadas.

COMENTÁRIOS