Inteligência artificial do TCE-GO recebe prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás
IAGO conquistou 2º lugar na categoria "Inovação em Outras Instituições Públicas"
Por Administrador
Publicado em 04/09/2025 17:19
Novidades

A Inteligência Artificial do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), chamada IAGO, ficou em segundo lugar no 2º Prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás, na categoria "Inovação em Outras Instituições Públicas". O evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD-GO) e a Secretaria-Geral de Governo (SGG-GO).

O resultado seguiu o regulamento do Prêmio, que selecionou as cinco melhores soluções em cada categoria. A seleção das melhores soluções inovadoras foi conduzida por uma Comissão Julgadora formada por cinco especialistas de destaque nacional nas áreas de inovação e transformação digital, todos sem qualquer vínculo com as instituições participantes.

O objetivo do prêmio é divulgar e valorizar soluções de inovação que geram impacto nos processos internos do setor público. Na edição deste ano, a premiação foi ampliada, reconhecendo com troféus e medalhas os três primeiros colocados em cada uma das categorias. O IAGO - Ecossistema de Inteligência Artificial do Tribunal de Contas do Estado de Goiás participou da categoria Inovação em Outras Instituições Públicas e concorreu com trabalhos do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).

O IAGO é um ecossistema que integra vários módulos com o objetivo de modernizar e otimizar as rotinas da instituição. A IA foi desenvolvida pelo Tribunal em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG). A ferramenta é usada em um ambiente exclusivo para usuários da Corte de Contas.

Uma das aplicações é o IAGO Dados que navega no universo do controle externo com interação nos processos eletrônicos, TCE-Docs, e promove automação dos processos. Outra ferramenta usada pela Corte de Contas é o IAGO na Estrada, um veículo utilitário equipado com tecnologias de captura de imagens. Os dados são distribuídos a um centro de dados do Tribunal, onde uma inteligência artificial foi treinada para identificar patologias da estrada, como panelas, trincas, erosões e vegetação avançando em direção à pista. Essa análise serve de insumo para o planejamento das fiscalizações de rodovias estaduais.

O conselheiro Sebastião Tejota destacou que a premiação foi recebida com muita satisfação, parabenizou todo o corpo técnico da TI do TCE de Goiás e lançou o desafio para que no próximo ano o Tribunal receba o primeiro lugar. Também estavam presentes na premiação o chefe do Serviço de Sistemas de Informação Bruno Henrique Oliveira Peixoto e o diretor de Tecnologia de Informação do TCE-GO Licardino Siqueira Pires, que afirmou que o resultado é fruto de investimentos e o apoio total da direção do TCE-GO.

Texto: Leonardo Rocha Miranda

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

Comentários