Estudantes dos cursos de direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) participaram hoje (23/abr), no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), da primeira edição do Diálogo Acadêmico em 2025. A, iniciativa é promovida pela Ouvidoria em parceria com a Escola Superior de Controle Externo (Escoex Aélson Nascimento). Coube ao procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE-GO (MPC/TCE-GO), Carlos Gustavo Silva Rodrigues, ministrar palestra sobre a estrutura, a composição e as competências do órgão.
Rodrigues fez um resumo histórico de como as cortes de contas consolidaram sua atuação no Brasil e tratou das considerações da Constituição Federal de 1988 sobre o tema. Ele também diferenciou o exercício do controle externo dos controles interno, judicial e social. Por fim, o procurador-geral apresentou o funcionamento das câmaras deliberativas e do Pleno do Tribunal, destacando ainda a atuação do MPC/TCE-GO.
Os estudantes também conheceram as atribuições e as formas de contatar a Ouvidoria do TCE-GO, além do trabalho de divulgação das atividades do órgão, a cargo da Diretoria de Comunicação. Na sequência, eles acompanharam sessão plenária.
Veja fotos do Diálogo Acadêmico no Flickr do TCE-GO.
Texto: Bruno Balduino; Fotos: Kazuo
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br