A equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), acompanhada do Conselheiro Sebastião Tejota, esteve hoje (15/jan) no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). A visita faz parte do acompanhamento que vem sendo realizado pelo Tribunal nas obras de construção da unidade de saúde, desde a sua fundação.
O Conselheiro Tejota, que é o relator do processo de acompanhamento das obras, destacou que é preciso verificar todas as etapas para garantir um resultado de qualidade e que, de fato, atenda às necessidades da população. Ele também ressaltou a “importância da conclusão da obra para atender aquele que é o objetivo do complexo, que são as crianças portadoras de câncer”.
Conforme explicou a secretária de Controle Externo do TCE-GO, Ana Paula Araújo Rocha, a visita possibilitou verificar o andamento atual da construção com referência às instalações, equipamentos que estão sendo entregues para a montagem do hospital.
A equipe de fiscalização foi recebida pelo secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, acompanhado do secretário adjunto, Sérgio Vêncio, do presidente da Goinfra, Pedro Salles, da vice-presidente Eliane Simonini, técnicos da secretaria, da Goinfra e da Fundação Pio XII, responsável pela obra.
O secretário de Saúde, Rasível dos Reis, considera a obra “um divisor de águas para o tratamento do câncer infantil juvenil no Estado de Goiás e toda a região centro-oeste do Brasil. Para ele, a fiscalização do TCE-GO em todas as etapas da obra tem sido fundamental, para chegar a este momento da obra. Ele anunciou que já estão concluídos mais de 80% dos trabalhos, com todos os equipamentos adquiridos, grande parte dos equipamentos já entregues e agora sendo instalados. A expectativa é de finalizar a obra até o início de março. A etapa seguinte será a finalização da alça viária para que o hospital possa ser colocado em operação.
O secretário também destacou que a experiência da Fundação Pio XII, que é responsável pela obra e por trazer a metodologia aplicada no Hospital de Amor de Barretos. “O conceito traz todo o processo de humanização, de cuidado, porque não basta tratar, tem que tratar bem, tem que fazer com carinho, fazer com amor, fazer com qualidade, para que a gente tenha bons desfechos, que a gente tenha bons resultados e a gente reduza mortes, complicações evitáveis”;
A vice-presidente da Goinfra, Eliane Simonini, também enfatizou a contribuição do TCE-GO durante a visita. “O interesse da Goinfra é sempre de colaborar e atender as demandas do Tribunal, que está vinculado à boa aplicação do recurso público.
Além do Conselheiro Tejota e da secretária de Controle Externo, Ana Paula Araújo Rocha, participaram da visita o gerente de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Ricardo Souza Lobo, e o chefe do Serviço de Fiscalização na Área da Saúde, Marcos Thadeu Azevedo, e membros da equipe de fiscalização do Tribunal.
Veja fotos da visita no Flickr do TCE-GO.
Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO); Fotos: Silvano Vital (Goinfra)