Novo Presidente do TCE-GO, Helder Valin enaltece corpo técnico e a constante evolução do Tribunal
Novidades
Publicado em 13/12/2024

As primeiras palavras do Conselheiro Helder Valin após ser empossado Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás foram de carinho à sua família. Na sequência, ele agradeceu aos servidores do Tribunal e equipe do seu gabinete, Minha profunda gratidão à minha equipe, que tem me fornecido inestimável suporte ao longo de dez anos neste Tribunal. De uma forma muito especial, quero fazer minha homenagem póstuma e manifestar meu reconhecimento àquele que foi meu companheiro por todos esses anos, como chefe de gabinete, Valdivino Sobrinho de Oliveira.”.

Evolução permanente

Em seguida, abordou “o compromisso de liderar o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, para o biênio 2025/2026, com muita disposição e desejo sincero de servir”. Ele destacou que contará com ao apoio dos seus pares.  Único dentre os atuais Conselheiros que ainda não passou pela Presidência do Tribunal, Helder Valin disse que recorrerá, “a cada passo do caminho, à sabedoria, aos conhecimentos e à experiência de cada um dos membros desse Colegiado”, destacando o legado de cada conselheiro que o antecedeu.

Ele manifestou sua admiração pela postura do atual presidente, Conselheiro Saulo Mesquita que, segundo ele, exerce uma liderança “tranquila e firme”, e tem realizado uma gestão “leve, ágil e profícua”.  “Muito obrigado, Excelentíssimo Senhor Presidente, Saulo Mesquita, pela convivência tão respeitosa e inspiradora”.

Presente à solenidade, o Vice-Governador Daniel Vilela foi distinguido por Helder Valin, recordando a convivência que mantiveram durante o exercício do mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. “Vossa Excelência, Vice-Governador, ao longo de sua trajetória, tem demonstrado grande respeito pelas instituições e disponibilidade para o diálogo. Duas virtudes essenciais para quem se dispõe a trabalhar pelo bem comum e pelo fortalecimento da democracia”.

Diálogo interinstitucional

    Sobre a condução do Tribunal, Helder Valin assegurou que “manterá o diálogo interinstitucional e a fidelidade aos mandamentos constitucionais.”. Segundo ele, o Tribunal tem compromisso de contribuir pra o sucesso da administração, e se dispõe a atuar de forma “preventiva, simultânea e dialógica”, sem “usurpar competências” dos gestores públicos.

O novo Presidente advertiu, contudo, que, “se for necessário”, esta Corte de Contas irá aplicar sanções. “Porém, sem perder de vista que o Tribunal de Contas é mais útil à sociedade quando evita o dano. Quando coopera para que os cidadãos se beneficiem de programas, projetos e ações em áreas como saúde, educação, assistência social, mobilidade e infraestrutura”.

Ele ainda mencionou o ministro do Tribunal de Contas da União Antônio Anastasia, que em Palestra  realizada durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em novembro, em Foz do Iguaçu (PR), que afirmou que,  para que o Estado possa “funcionar bem e garantir dignidade a todos, é preciso que um mosaico de instituições, incluindo os Tribunais de Contas, atuem de forma coordenada, criativa e empreendedora”.

Ao encerrar seu pronunciamento o Presidente Helder Valim conclamou os servidores a darem o melhor de si, e que jamais se esqueçam que o Tribunal existe para servir à sociedade goiana. “Que jamais nos distanciemos dos valores que alicerçam esta Corte de Contas: ética, integridade, responsabilidade, compromisso social, impessoalidade, transparência, imparcialidade, inovação e independência. Que ao final do próximo biênio, possamos nos orgulhar do dever cumprido e de saber que, efetivamente, fizemos a nossa parte para que os goianos vivam melhor”.

Leia também: TCE-GO dá posse a dirigentes para o biênio 2025-2026

Clique AQUI e veja fotos da solenidade no Flickr do TCE-GO. A solenidade pode ser vista, na íntegra, no canal do TCE-GO no YouTube.

Texto: Antônio Gomes; Fotos: Kazuo e Rafael Marmo

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

 

Comentários