A falta de creches e de verbas no orçamento público para a primeira infância, a negligência oficial e a precariedade que os agentes do programa Saúde da Família enfrentam no dia a dia foram alguns dos problemas denunciados esta tarde (09/set) pelo presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (CTPI/IRB), Conselheiro Edson Ferrari, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele representou o IRB e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na sessão promovida pela Câmara em homenagem ao Mês da Primeira Infância.
“Embora alguns avanços tenham sido feitos, ainda são muito poucos diante de um milhão de crianças de zero a três anos que não têm creche para frequentar”, afirmou o Conselheiro. Ele assinalou ser preciso melhorar as condições de implementação de políticas públicas para ajudar na implementação e melhoria das ações em favor da primeira infância. Em tom de alerta aos participantes, ele advertiu que o caminho até agora percorrido “é muito curto diante da imensidão dos problemas que as crianças enfrentam”.
O convite para participação das entidades representativas dos tribunais de contas partiu do deputado federal goiano Zacharias Calil, presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, em iniciativa conjunta com a deputada Laura Carneiro, do Rio de Janeiro. O deputado gaúcho Osmar Terra ressaltou a importância dos tribunais de contas adotarem políticas de atenção à primeira infância para cobrar ações de governadores e prefeitos, destacando o papel do vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Conselheiro Cezar Miola, por seu esforço em levar o tema para discussão em nível nacional.
Ainda em Brasília, o Presidente do CTPI teve audiência com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a quem entregou um exemplar do Livro da Primeira Infância e pediu apoio à pauta da defesa dos direitos das crianças brasileiras.
A sessão solene está disponível no canal da TV Câmara no YouTube.
Texto: Antônio Gomes
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br