O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), por meio da Escola Superior de Controle Externo Aélson Nascimento (Escoex), promoveu nos dias 27 e 28 de junho o Curso Inteligência Artificial Generativa para seus membros e servidores. As aulas foram conduzidas pelos professores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, da Universidade de São Paulo (USP), que expuseram as possibilidades e os limites da novidade tecnológica.
As aulas trataram da evolução histórica dessa tecnologia, conceitos e expectativas, intercalando as exposições com atividades práticas com ferramentas como o ChatGPT, da OpenIA, e Gemini, do Google. O objetivo foi desenvolver habilidades para criação de prompts, refinamento de consultas e apoio às atividades do Tribunal, identificando oportunidades de uso e a implementação de inovações.
Bilacheriene aponta que, “existem várias atividades em que servidores e até conselheiros se detém em análises documentais e comparações entre documentos, que se a máquina faz com antecedência, ele vai ter tempo para cuidar da questão de fundo: como o dinheiro está sendo usado, como melhorar o fluxo e como avaliar os resultados desse uso. Araújo acrescenta que, prestando esse apoio, a IA pode contribuir para melhorar a relação do Tribunal com a população.
Nesse sentido, também foi abordada a IA generativa própria do TCE-GO, que está sendo desenvolvida em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ferramenta tem lançamento previsto para os próximos meses, com a expectativa de dar suporte a diversas atividades do Tribunal.
Confiras as fotos da capacitação no Flickr do TCE-GO.
Texto: Bruno Balduino, Fotos: Kazuo
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br