TCE-GO mostra novidades tecnológicas em evento de auditoria de obras públicas
19/09/2023 15:42 em Novidades

Dois servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) apresentaram algumas das novidades tecnológicas que vêm sendo utilizadas pelo órgão fiscalizador goiano durante o 20º Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), realizado de 11 a 15 de setembro, em Bento Gonçalves, RS. Tule César Barcelos Maia falou sobre a coleta e processamento de dados topográficos, enquanto que Daniel Brandão mostrou o uso dos medidores de densidade não nucleares em auditorias de obras de terraplenagem e pavimentação.

Responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Solos e Misturas Asfálticas do TCE-GO, Daniel Brandão explicou que o uso dessa tecnologia substitui os ensaios artesanais nas auditorias com mais qualidade e menos erros nos resultados. Outra vantagem é a possibilidade de se realizar amostragens maiores e fazer correlações e calibrações do equipamento.

Daniel também apresentou uma análise comparativa dos métodos do frasco de areia e do “soil density gauge” para determinar o fator de contração. O estudo foi utilizado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em Controle Externo e Auditoria em Obras Públicas, feita pelo técnico.

TECNOLOGIA EM DADOS TOPOGRÁFICOS

Tule Maia, por sua vez, mostrou os métodos e técnicas de levantamento de dados de campo utilizados pelo TCE-GO para verificação de projetos e obras públicas. As novas tecnologias aplicadas na coleta e processamento de dados topográficos utilizadas pelo Tribunal resultam em alta produtividade em campo e escritório para utilização nas auditorias e inspeções de obras nas áreas de construção civil, terraplenagem e rodoviária.

Além de permitir a obtenção de resultados confiáveis, os equipamentos registram rapidamente imagens em pontos de difícil acesso físico, propiciando um trabalho com equipe reduzida que gera ganho de tempo, grande quantidade e robustez de dados, fácil interpretação visual, alta precisão das observações de campo, possibilidade de acréscimo de análises não dimensionadas, relatórios ilustrados com facilidade de interpretação e custo benefício adequado.

Por fim, o técnico apresentou alguns exemplos de fiscalizações do TCE-GO em que os equipamentos foram utilizados, como as construções do aeroporto de cargas e do centro de convenções de Anápolis, nova sede da Assembleia Legislativa do Estado e oito rodovias estaduais de Goiás.

Texto: Alexandre Alfaix; Foto: Ascom/Ibraop

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS