A experiência do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) na quantificação de benefícios gerados a partir de suas ações e na implantação da metodologia, em âmbito nacional, foi amplamente debatida durante evento realizado de 4 a 6 de setembro no Rio de Janeiro. A capacitação é promovida por TCM-RJ, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Presentes no encontro, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Saulo Mesquita, e o secretário de Controle Externo, Sérvio Túlio Teixeira e Silva, destacaram que a corte goiana já possui um sistema de apuração de benefícios, mas não descartam seu aprimoramento, sobretudo quanto à consolidação de resultados, da cultura interna e no registro dos benefícios.
Paralelamente ao evento, Saulo participou de reunião do CNPTC, na segunda-feira, enquanto Sérvio esteve em reunião dos secretários de Controle Externo, na tarde de ontem (5/set). Dentre os temas debatidos, estavam os critérios de avaliação para o Marco de Medição de Desempenho para 2024, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e sugestão de unificação do formato de controle externo em todo o Brasil.
O curso de Quantificação de Benefícios Gerados pelos Tribunais de Contas tem como objetivo o fortalecimento da imagem do Sistema Tribunais de Contas perante a sociedade e a demonstração do impacto positivo das atividades de controle exercidas por cada um de seus componentes.
Texto: Alexandre Alfaix
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br