A convite do Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) participa do 4º Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção. O evento, promovido pela Universidade de Salamanca, na Espanha, em conjunto com o IRB, conta também com a colaboração do Tribunal de Contas de Portugal e do Conselho de Prevenção da Corrupção.
Centrado no protagonismo das novas ferramentas de análise e combate dos riscos de corrupção, o evento científico se destina à discussão das experiências espanhola, portuguesa e brasileira, com foco na atividade de controle. Os diretores acadêmicos são o conselheiro Sebastião Helvécio (IRB) e o Dr. Antonio Arias Rodríguez, da Universidade de Salamanca.
O conselheiro Saulo Mesquita, representante do TCE-GO, fez uma exposição sobre o tema “A luta contra a corrupção: o papel do Controle Externo”, em painel que também contou com a participação do conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE) e da procuradora Elke Soares de Moura (MPC-MG), que falaram, respectivamente, sobre os temas “Os desafios fiscais do Brasil e os Tribunais de Contas” e “Efetividade de direitos fundamentais à luz do novo paradigma de controle”.
Na oportunidade, o conselheiro Saulo Mesquita presenteou com exemplares de sua obra intitulada “Tribunal de Contas e Combate à Corrupção” ao juiz conselheiro José F.F. Tavares, presidente do Tribunal de Contas de Portugal, bem como à conselheira Dolores Genaro Moya, presidente da Seção de Fiscalização do Tribunal de Contas da Espanha. Um exemplar da obra jurídica também será doado à Biblioteca da Universidade de Salamanca.
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br