Sorteado relator das Contas do Governador 2023
17/01/2023 16:01 em Novidades

O Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado sobre as contas do governador Ronaldo Caiado, relativas ao exercício de 2023, o primeiro do atual mandato, terá como relator o conselheiro Helder Valin. Ele foi escolhido por sorteio, hoje (17/jan), na primeira sessão plenária do ano. As contas anuais prestadas pelo governo incluem, além das do poder Executivo, as gestões dos chefes do Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, TCE e TCM.

O sorteio, realizado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE-GO Carlos Gustavo Silva Rodrigues, obedeceu a um critério de rodízio entre os conselheiros, sem a participação do presidente Saulo Mesquita. Também não tomaram parte este ano os conselheiros Carla Santillo, Sebastião Tejota, Celmar Rech e Kennedy Trindade, responsáveis, respectivamente, pelas contas de 2019, 2020, 2021 e 2022, ficando na lista apenas os conselheiros Edson Ferrari e Helder Valin.

As contas de 2023 serão encaminhadas ao TCE-GO no primeiro semestre do próximo ano, mas o regimento interno do Tribunal prevê a escolha antecipada do relator para o início de cada exercício para que o órgão possa fazer um acompanhamento concomitante, trocando informações com os setores técnicos da Secretaria da Economia e dando celeridade na apreciação das contas do governo estadual.

Com relação às contas de 2022, cujo relator é o conselheiro Kennedy Trindade, o governo deve encaminhá-las ao TCE-GO em até 60 dias após a abertura dos trabalhos legislativos deste ano.

A análise das contas do Executivo é uma das principais atribuições do TCE. Com fundamento em estudos técnicos, o relator deve elaborar um parecer prévio que será votado pelo Tribunal em sessão plenária. Na sequência, o Parecer será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, embasando o julgamento final pelos deputados estaduais.

Fotos da sessão disponíveis no Flickr do TCE-GO.

Texto: Alexandre Alfaix; Fotos: Yan Rissatti

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS