Ferrari alerta para possibilidade de volta da poliomielite no Brasil
16/09/2022 13:52 em Novidades

O Brasil corre o sério risco de voltar a ter casos de poliomielite, doença considerada erradicada no país desde 1994. O alerta foi feito pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Edson Ferrari, durante a realização do 12º Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que está ocorrendo em Goiânia, hoje e amanhã (15 e 16/set), com promoção do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com os Tribunais de Contas dos Municípios e do Estado de Goiás (TCM e TCE-GO).

Ao alertar para o risco, Ferrari, que também dirige o Comitê Técnico de Avaliação do Pacto Nacional pela Primeira Infância, junto ao IRB, pediu aos representantes dos 32 tribunais de contas presentes no evento, que reforcem em seus estados e municípios a necessidade da vacinação contra a pólio.

O conselheiro Edson Ferrari lembrou que nos Estados Unidos foi identificado o primeiro caso da doença no mês passado após pelo menos 10 anos, referindo-se à confirmação pelas autoridades de saúde daquele país da presença do vírus em um adulto no condado de Rockland, estado de Nova Iorque. O paciente, não vacinado, foi diagnosticado após sofrer paralisia um mês antes.

MOBILIZAÇÃO

As entidades representativas dos tribunais de contas brasileiros emitiram recentemente uma carta conjunta dirigida aos presidentes dos órgãos de controle em todo o país, propondo a realização de uma fiscalização nacional das ações do Programa Nacional de Imunizações.

O site da revista Veja publicou esta semana reportagem destacando a ação que orienta os órgãos de fiscalização a desenvolverem ações de “acompanhamento e fiscalização acerca das medidas efetivamente adotadas pelos entes federativos jurisdicionados, para que as campanhas de vacinação alcancem as metas previstas, a fim de evitar a reintrodução de vírus já erradicados no Brasil”, a exemplo da pólio.

A matéria, assinada pelo jornalista Robson Bonin, destaca a recomendação aos órgãos que “divulguem, em seus próprios portais, redes sociais e outros espaços de comunicação, as campanhas de imunização desenvolvidas pelas autoridades competentes, de forma a estimular a adesão da população à vacinação”.

Fotos no Flickr: https://www.flickr.com/photos/tcmgo/sets/72177720302131748/

Leia também matéria no site do TCM-GO: XII Encontro de Gestão de Pessoas dos TCs reúne representantes de vários Estados

E a reportagem da Veja: Entidades querem mobilização nacional contra atraso na vacinação no país

Texto: Alexandre Alfaix e Heloísa Lima; Fotos: TCM-GO

 

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS