Atricon registra evolução do TCE-GO no Marco de Medição de Desempenho
31/08/2022 16:16 em Novidades

Uma evolução de 23 pontos percentuais ou 48% neste ano em relação aos resultados obtidos em 2019. Essa foi a principal constatação da Comissão de Garantia da Qualidade em relação à performance do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) no ciclo 2022 do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Embora os critérios não tenham sido exatamente os mesmos nas duas edições, em 2019 o TCE-GO atendeu a 48% dos itens avaliados pelo MMD enquanto no ciclo atual o índice de atendimento foi de 71%. Do documento entregue pelo conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN),que coordenou os trabalhos da comissão, ao presidente do TCE-GO, conselheiro Edson Ferrari, também constam destaques para as seguintes boas práticas: o Boletim de Governança e Gestão,  o Observatório do Cidadão e a Cadeia de Valor dos Processos de Trabalho.

Jales, em nome do presidente da Atricon, Cezar Miola, relatou as avaliações feitas no curso de dois dias junto a diferentes setores do TCE-GO,  que resultaram na emissão de um documento denominado Declaração de Garantia de Qualidade. Ele reiterou ao conselheiro Ferrari os agradecimentos à equipe do Tribunal pela gentileza, profissionalismo, transparência e o pronto atendimento às demandas apresentadas. Tal documento atesta que a atuação do TCE-GO está em conformidade com os manuais de aplicação do MMD-TC.

Por sua vez, os auditores da Fundação Vanzolini, contratada pela Atricon para certificar a metodologia do MMD-TC, destacaram a cultura institucional formada no Tribunal goiano para gestão de seus processos, o manejo sustentável de suas instalações, como respeito ao meio ambiente, reuso de água, replantio de áreas antes degradadas e uso de energia fotovoltaica. Também mencionaram o empenho do TCE-Go no sentido de oferecer boa prestação de serviços à sociedade, submetendo-se às certificações ISO 9001 e ISO 14001.

Tanto eles quanto o conselheiro Gilberto Jales elogiaram o trabalho das comissões designadas pela Presidência do TCE-GO , para Avaliação e Controle.  Jales também falou sobre a evolução que a Atricon tem registrado com o passar dos anos, enalteceu seus ex-dirigentes e em especial o atual presidente, Cezar Miola, assinalando que o MMD instigou os Tribunais de Contas a aprimorarem suas atuações e com isso ganhou a sociedade brasileira.

O presidente Edson Ferrari agradeceu os integrantes da comissão e afirmou que, em busca da excelência na prestação de serviços à sociedade, mantém cobrança constante de seus auxiliares e a condução no sentido de trabalho em equipe. Citou, a propósito, um encontro que teve com o então técnico da Seleção Brasileira, Felipe Scolari, que era cobrado até pelo presidente da República na época, Fernando Henrique Cardoso, para escalação de Romário. Scolari respondeu que resistiu às pressões por estar convicto de que os jogadores escalados mantinham o espírito de equipe. Ao final, disse que manterá o esforço no sentido de manter o ciclo de evolução do Tribunal de Contas, corrigindo eventuais desconformidades e aprimorando os procedimentos. Também reiterou gratidão à sua equipe, à Comissão de Garantia da Qualidade e ainda ao presidente da Atricon e o ao conselheiro Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), pelas várias parcerias.

 

Confira mais fotos no Flickr: 

 

Texto: Antônio Gomes

Fotos: Israel Borsatto

 

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

COMENTÁRIOS