A conferência de encerramento do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (Profiap) foi realizada na Sala Selva Cavalcanti, nesta sexta-feira (26/ago). O curso é resultado de um convênio entre o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) que permite a participação de servidores do TCE na turma.
O palestrante convidado foi o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE-FE/UFG), Nelson Cardoso Amaral. O docente é Mestre em Física pela PUC/RJ e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Amaral também foi Pró-Reitor de Administração e Finanças e Vice-Reitor da UFG, e atualmente desenvolve estudos relacionados ao financiamento da educação brasileira. Na palestra trouxe como temática de discussão o “Desenvolvimento Educacional, Econômico e Tecnológico do Estado de Goiás”.
Durante a apresentação, Amaral mostrou dados do Censo da Educação Escolar de 2019 e da Educação Superior de 2018. Ele apontou as discrepâncias entre o número de matrículas na educação brasileira, dando destaque ao percentual de alunos matriculados no ensino médio público, (87.5%), que é mais que o triplo do total de estudantes presentes no ensino superior público (24.6%).
Na parte da manhã, foram apresentados banners com as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos. Alguns tópicos abordados pelo corpo discente foram:
- Aplicação da Matriz Básico como Boa Prática de Governança em uma Empresa de Administração Pública;
- Estado de Coisas Inconstitucionais: Contribuição dos Tribunais de Contas para o aprimoramento das Políticas Públicas no Sistema Prisional Brasileiro.
Veja as fotos no Flickr do TCE-GO.
Texto: Alessandra Lobato (estagiária do convênio TCE-GO/UFG/CIEE).
Foto: Alessandra Lobato e Myrelly Galvão (estagiárias do convênio TCE-GO/UFG/CIEE).
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 / 3228-2899