As condições de trafegabilidade das rodovias pavimentadas no estado de Goiás foram avaliadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em fiscalização iniciada em abril deste ano. O resultado pode ser conferido no Observatório do Cidadão, portal dentro do site do TCE-GO, que mostra, por meio de informações e fotografias, os mais de 6 mil quilômetros fiscalizados, destacando os trechos comprometidos com buracos ou erosões.
Na GO-108, foram identificados problemas de panelas (buracos) em 66,8% do trecho entre Mambaí e Sítio D’Abadia. Também foram identificados problemas em mais de 60% da estrada nas rodovias GO-151, entre Porangatu e Mutunópolis; GO-330, entre Catalão e Três Ranchos; GO-206, entre Itumirim e Chapadão do Céu; e GO-237, entre Niquelândia e Muquém.
Quanto às erosões, os piores trechos encontrados estão na GO-050, entre Chapadão do Céu e BR-364, que apresentou nove erosões; GO-108, entre Mambaí e Sítio D’Abadia (8); GO-060, entre Firminópolis e Iporá, e GO- entre Niquelândia e Muquém, com 7 erosões cada.
GRÁFICOS INTERATIVOS
A ferramenta foi disponibilizada pela Gerência de Controle de Obras e Serviços de Engenharia, unidade técnica da Secretaria de Controle Externo. Para detalhar os trechos, basta clicar, o local no mapa ou utilizar a área de filtros clicando nas figuras. Também é possível exportar os dados para Excel ou PDF clicando com botão direito do mouse sobre os gráficos.
O objetivo foi identificar, mediante levantamento visual em 112 trechos fiscalizados, problemas que possam trazer risco à segurança dos usuários.
As informações disponibilizadas foram apresentadas na última sexta-feira (12/ago), em reunião do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Goiás (Focco/GO). Na oportunidade, a secretária de Controle Externo do TCE-GO, Ana Paula Rocha, e o gerente em exercício da Gerência de Controle de Obras e Serviços de Engenharia, Fernando Barbalho, apresentaram a metodologia e os resultados da fiscalização.
As informações estão disponíveis no link https://portal.tce.go.gov.br/fiscalizacao-das-rodovias-estaduais.
Piores trechos estão destacados em laranja