CGE VISITA O TRIBUNAL PARA DEBATER CONTROLE INTERNO
03/07/2018 15:43 em Novidades

Servidores da Controladoria Geral do Estado estiveram no Tribunal de Contas do Estado de Goiás em encontro com servidores das unidades de controle externo da corte. A delegação da CGE foi liderada pelo secretário-chefe Tito Souza do Amaral e pelo subchefe André Goes. Eles foram recebidos pela secretária de Controle Externo do TCE-GO Adriana de Moraes.

Em fala que abriu o encontro, Adriana de Moraes destacou a integração entre os órgãos de controle interno e externo, destacando ainda o papel de anfitrião do TCE-GO no encontro e a atuação das unidades técnicas do Tribunal e seus servidores. A secretária foi sucedida por Tito Souza do Amaral. O chefe da CGE ressaltou que o dever do controle interno, assim como o dos tribunais de contas, é aprimorar a gestão pública, defendendo que o objetivo primeiro não deve ser a mera punição.

Aberto o diálogo, os presentes discutiram o controle interno em Goiás, seus vícios e avanços, além de modelos de atuação aplicados em outros países. Dentre os assuntos, foram discutidas leis e resoluções que sistematizam o controle, desde a atuação do gestor até a fiscalização dos agentes de controle. Também foi apresentada uma ideia alternativa de controle, com foco no desempenho e atuação preventiva.

COMENTÁRIOS